sábado, 30 de abril de 2011

Centro Cultural Vila Fátima

Dentro do Aglomerado da Serra, na porção próxima à região Leste, junto à Mata da Baleia, fica o Centro Cultural Vila Fátima - CCVF, na cidade de Belo Horizonte/MG. Recebi deles um convite para expor meus desenhos, na comemoração da Semana do Livro Infantil e Juvenil em abril/2011.

O convite da Jakeline Lins, arte-educadora, veio por email e me chamou a atenção. Ela disse: ...”Nenhuma das crianças do entorno, que são a maior parte de nosso público espontâneo, passa uma tarde no Centro Cultural sem pedir lápis e papel para desenhar. Sabemos que os meninos daqui não dispõem desses recursos em casa. Por isso, seria bacana mostrar a eles que a ilustração do livro infantil é um desenho (ou colagem, pintura, etc etc) feito por alguém, um material que foi rascunhado, ajeitado, refeito, admirado (ou rejeitado!) para depois ir parar na página do livro...”

Convite irrecusável esse. Pensando bem, um privilégio!

E foi assim que as minhas ilustrações guardadas há algum tempo saíram da gaveta e criaram vida sob o olhar curioso das crianças do Aglomerado da Serra.

As imagens falam por si. Mostrar com fotos como foi minha visita à exposição é uma forma de agradecer ao pessoal do CCVF, aos professores e às crianças que estavam lá. Cada rosto sorridente, cada olhar interessado e cada gesto receptivo deles me fez muito, muito feliz. Obrigada Eliane, Jakeline, Rosi, professores e todos os outros!



a entrada do Centro Cultural e a Biblioteca


escolha um texto e faça uma ilustração

olhares atentos



a exposição




desenhando muito


Eu, minha formiga, Rosi, Sabrina e a formiga dela (igualzinha à minha!!!)


livro e carinho



A Exposição da Caroline Craveiro, que também está no CCVF.

(muita sensibilidade e leveza nos sapatinhos de ferro fundido)


Brincadeiras e última foto pra despedir. A paisagem ao fundo não tem comentários. Só olhar muito pra fixar na memória e não deixar escapar nunca mais.





ah! sabe o porquê do nome Mata da Baleia? Vendo de cima, você descobre...

6 comentários:

  1. Que bacana! Você levou os seus meninos junto?
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. foi uma pena mas não pude leva-los, estavam no colégio.....

    ResponderExcluir
  3. Giselle, parabéns pelo trabalho realizado junto a estas crianças. É gratificante ver a sua arte rompendo fronteiras. Que vc possa, cada vez mais, divulgar seu trabalho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Giselle, fiquei muuuito chateada por não poder estar lá com vocês. Agradeço de novo a sua abertura para participar dessa experiência. As fotos muito bacanas. Até breve! Jakeline Lins

    ResponderExcluir